top of page

VEREADORA REALIZA ATIVIDADES DIRECIONADAS PARA MULHERES NEGRAS EM NATAL






A “Caravana das Pretas” faz parte da agenda do Julho das Pretas de Natal/RN

Durante o mês de julho e fazendo alusão ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, que é comemorado em 25 de julho, o mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT) iniciou o “Caravana Das Pretas”, reunindo mulheres negras de Natal para debater e refletir sobre a realidade e questões de gênero e raça no município, além de visitar, conhecer e visibilizar experiência dessas mulheres. A agenda acontece de forma itinerante e percorre todas as zonas da cidade.

Essa atividade faz parte do Julho das Pretas, uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras, voltada para o fortalecimento da luta contra o machismo e o racismo nas diversas esferas da sociedade. O Julho das Pretas foi criado aqui no Brasil em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra que promove discussões e ações direcionadas à vida das mulheres negras no país.

Para a vereadora Brisa, idealizadora da Caravana das Pretas, a agenda é urgente e relevante porque além de ouvir essas mulheres, é fortalecido laços com outras mulheres negras. "Tão importante quanto tomar a decisão de ter um mandato participativo é quem serão essas vozes ouvidas e nós decidimos trazer as mulheres negras para o centro. Se em tempos de Brasil genocida mulheres negras apontam a direção, em tempos de uma Natal com mais famílias em situação de rua, com aumento da pobreza e com um projeto de Plano Diretor da cidade prestes a ser debatido na Câmara, as diversas experiências e realidades das mulheres negras devem orientar nossa prática política, por isso construímos a Caravana das Pretas", menciona a parlamentar.

A Caravana das Pretas se iniciou dentro da Vila de Ponta Negra, Zona Sul de Natal, em que foram abordadas as questões das mulheres que vivem naquela região. Uma das pessoas presentes foi a Lia Araújo, moradora da Vila, militante da Marcha Mundial das Mulheres e do Coletivo Enegrecer, que afirma a importância dessa agenda. “A caravana se torna importante porque é o momento que a parlamentar dedica para a escuta mais específica das cidadãs que menos tem representação política. Ir às comunidades e saber que existem mulheres com dificuldades, seja de emprego e renda ou de acesso à saúde básica, e que elas têm reivindicações importantes para toda a periferia é o papel de alguém que foi escolhido para isso”, afirma Lia.

Em março deste ano, o mandato da vereadora Brisa protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal de Natal, instituindo para que o Julho das Pretas faça parte do calendário oficial do Município de Natal. Além disso, com a aprovação do PL, fica determinado que anualmente, no mês de julho, o Poder Executivo Municipal implemente campanhas com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população natalense quanto a necessidade de superação das desigualdades de gênero e raça, colocando em evidência uma agenda política das mulheres negras.


Comments


bottom of page